terça-feira, 26 de julho de 2011

Corrupção no DNIT

O DNIT é só um exemplo, pois a corrupção existe em toda a parte, seja empresa pública ou privada, entidade estatal ou filantrópica. A corrupção é inerente ao ser humano. Está entranhado nele, faz parte da essência. Não tem jeito.
Se o governo é do PT, ou do PSDB, ou do DEM, seja lá quem for o presidente ou o imperador. A história se repete: dar-se poder ao homem, logo ele usará em benefício próprio, seja por medo, seja por usura. Então, como tratá-la?

Com uma política de expulsão dos meios políticos, se for pego em corrupção - fica fora da vida pública para sempre. E sem essa de esperar até o STF, porque se não esse também vai ficar corrupto.

O país mais corrupto do mundo é os Estados Unidos. Eles lá formalizaram os lobistas, os chamados representantes das empresas. Se você é um empresário considerável lá, você paga a propina em forma de contribuição de campanha. No Brasil fazer caixa dois não é mais crime. O deputado é pego em caixa dois e fala: "isso era dinheiro de campanha, não é meu". Ora, se a campanha é sua, e esse dinheiro veio de meios ilícitos (corrupção), então logo caro deputado você é corrupto.

E agora eles querem institucionalizar o caixa dois, com o financiamento público de campanha - vai ser dinheiro público mais dinheiro irregular, naturalmente.

Não me alarmo muito porque sei que qualquer um que chegue lá fará a mesma coisa. Procurará um meio de se beneficiar e ponto final, pode até querer ajudar, mas se isso não prejudique seu bolso e sua próxima campanha - e que se dane o povo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário