sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agripino sobre votação do Pré-sal: "Vamos votar contra"Geraldo Magela/Agência Senado

Reproduzo abaixo, para lembrar aos eleitores, matéria publicada no portal Terra no dia 9 de julho de 2010, sobre a posição política do então senador José Agripino Maia.
__________________________________________________________________________________

Líder do DEM no senado adiantou que oposição votará contra emenda que institui o regime de partilha como modelo a ser utilizado na exploração de petróleo na camada pré-sal


Ana Cláudia Barros


"Vamos votar contra". O aviso é do líder do Democratas, José Agripino (RN), que, em entrevista a Terra Magazine, adiantou qual será o posicionamento da oposição durante a votação do projeto de lei (PLC 07/10), que institui o Fundo Social do Pré-Sal e a emenda que institui o regime de partilha como modelo a ser utilizado na exploração de petróleo na camada pré-sal, marcada para esta quarta-feira (9).

Segundo o parlamentar, o acordo era votar apenas a proposta que regulamenta a gestão do Fundo Social, que será criado com recursos provenientes da comercialização do petróleo na camada pré-sal.

 
- Votaríamos a favor do fundo, mas seremos contra, por conta da inclusão do regime de partilha. Vamos ver se existe forma de votar a favor do fundo e contra a partilha. Senão, vamos ter que votar contra. É isso que está em estudo.


A previsão inicial era que a matéria entrasse na pauta de votação na terça-feira (8), mas, a pedido do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), concordou com o adiamento. O tucano alegou que sua bancada precisaria de mais tempo para analisar o texto, que havia sofrido alterações introduzidas por Jucá. Agripino fez o coro:


- Você modifica o projeto, apresenta o relatório na hora e quer que vote? Nem pensar.

Na leitura do líder do DEM, o governo tem agido com truculência.

 
- Não foi feito o debate como queríamos, as sugestões. Na única audiência pública que ocorreu, o governo, por unanimidade, ausentou-se. O debate foi impedido pelo governo. Não houve uma possibilidade de fazer sugestões. O governo quer votar suas teses na truculência. Não quer aperfeiçoar, não quer debater. Quer votar sim ou não. Acha que tem maioria. Se tem maioria, coloque e ganhe. Senão tiver, perde - desafiou.


Fundo social

Durante a leitura de seu relatório, Jucá afirmou que as áreas priorizadas com recursos do fundo serão educação, cultura, saúde pública, previdência social, ciência e tecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas. O parlamentar explicou que a nova redação dada ao texto visa à compatibilização da aplicação dos recursos em todas essas áreas. As informações foram divulgadas pelo Jornal do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário