quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Petrobras nega ocorrência de explosão a bordo da unidade de produção P-33


Falha operacional resultou na avaria de um duto de ar quente em local sem a exposição de pessoas. Avaria não trouxe risco de vazamento de gás natural ou petróleo
Em relação às informações veiculadas sobre as condições de segurança da P-33, a Petrobras nega a ocorrência de explosão a bordo dessa unidade de produção. Informa que no último dia 14 de julho, durante atividades de manutenção de equipamentos, ocorreu uma falha operacional que resultou na avaria de um duto de ar quente, em um local sem a exposição de pessoas. Apesar da avaria, não houve nenhum risco de vazamento de gás natural ou petróleo.
As plataformas da Petrobras são complexos industriais projetados com diversos sistemas redundantes de proteção que limitam os efeitos de eventuais ocorrências indesejáveis em suas rotinas operacionais.
No dia 19 de julho, a Marinha embarcou nessa unidade e realizou uma vistoria.
No dia 3 de agosto, a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ), junto com dois representantes do Sindipetro NF também embarcaram na P-33 e em decorrência desse embarque foi realizada uma reunião no Rio de Janeiro no dia 5 de agosto. Nessa reunião a Petrobras apresentou um documento, respaldado em laudo emitido por profissionais habilitados e certificados pelo Sistema Próprio de Inspeção de Equipamentos e pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, atestando que o equipamento interditado (filtro de óleo lubrificante) estava de acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Após essa reunião a SRT-RJ determinou a interdição de equipamento da unidade de produção P-33.
No dia 6 de agosto, amparada por laudo técnico a Petrobras obteve da 2ª Vara de Trabalho de Macaé uma liminar suspendendo a interdição de equipamento da P-33, por considerar que não havia motivos para isso, uma vez que todas as medidas de segurança foram tomadas.
A Petrobras esclarece ainda que exerce suas atividades de Exploração e Produção com austera política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Impõe, também, rigor técnico nos aspectos relacionados aos equipamentos e à capacitação de pessoal.
Além disso, os procedimentos adotados pela empresa atendem integralmente às exigências feitas pelos órgãos reguladores de nossas operações marítimas, como a Marinha do Brasil, ANP, IBAMA, IBP, entidades classificadoras, entre outros. Isso faz parte da cultura da empresa, construída ao longo de sua história. Essa política se aplica a todos os segmentos e áreas onde a Petrobras atua

Nenhum comentário:

Postar um comentário