quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reflexão sobre Deus e o ateísmo

Passei a minha vida sendo cristão educado dentro da cultura cristã adventista nunca imaginei que houvesse possibilidade de ocorrer uma mudança tão drástica de pensamento e passar a ser ateu ou agnóstico. Mas como já ouvi uma vez numa palestra, a única certeza que nós temos é a mutabilidade. Pois bem, quero aqui fazer uma reflexão sobre essas mudanças de pensamento de como pensava antes e de como vejo sobre outro aspecto o mesmo objeto.



Nossa visão sempre é muito estreita e somente quando se dar a oportunidade de ler ou ouvir outras opiniões religiosas, doutrinárias, culturais e reflexivas sobre a vida e que podemos crescer nem que seja nos princípios que já cremos ou mudarmos completamente como ocorreu comigo. Sempre fui muito permissivo neste sentido, como tinha supostamente certeza das minhas convicções eu nunca me neguei ler, ouvir, assistir sobre qualquer assunto que me apresentassem. O que de certa forma já era um pensamento progressista, pois se tivesse a cabeça serrada para outras opiniões como eu poderia me dizer livre e aberto ao diálogo. Mas é comum no meio evangélico e católico pessoas que além de acharem estar corretos, e donos da verdade, dizem que não querem ouvir nem ler nada que não seja concordando com aquilo que crêem. Não passa esse pensamento de uma forma de dominação psicológica dos padres e pastores, que por medo de perder seus fieis os infligem sempre a opinião de que seria perda de tempo e que tal posição desagradaria a Deus.


A religião nos vende a idéia que somente se estivermos com Deus, Ele preenchendo o você e o vazio que existe dentro do homem é que seremos felizes e que assim teremos vida plena aqui e esperança no futuro. Passa sempre a idéia de que felicidade só existe assim. Um dos traumas mais duros de enfrentar é este. Pois quando se começa a fazer perguntas e essas perguntas não tem respostas dentro da bíblia ou das religiões ou livros sagrados é: e agora, se não existe Deus, ou pelo menos não tenho certeza de sua existência, em que creio, que tipo de base de esperança terei daqui para frente? São perguntas e questionamentos que nos deixam inquietos por um momento, mas que logo vem outras perspectivas.


Nos não temos vazio algum que tem que ser preenchido por algo superior. Isso nos é colocado de garganta abaixo psicologicamente, como por uma lavagem cerebral. O fato de não crer numa vida futura não afasta de mim o propósito de ser e continuar sendo feliz na vida presente, muito pelo contrário, agora sim valorizo mais o presente e não admitirei a infelicidade e a injustiça e as desculpas que os religiosos usam de que se hoje sou infeliz ou estou sobre injustiça que aguarde pois no futuro depois da morte serei recompensado.


Abre-se uma cortina também quanto a enxergar o contexto social justificado pelo misticismo que existe nos países de terceiro mundo. Milhões de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza e que são dominados e permanecem assim na esperança de uma recompensa futura que nunca virá e que somente serve a propósitos de continuidade das barbáries atuais, os ricos sempre mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.


Existe muito preconceito e má interpretação quanto ao ateísmo e ou ao agnosticismo. As pessoas costumam pensar que os ateus são maus ou que não tem sentimentos bons, ou que são revoltados e por isso se dizem ateus. Quando na verdade não passei por nenhuma dessas etapas e apenas fiz algumas perguntas, tipo: se Deus criou o homem quem criou os dinossauros? Se Deus criou os dinossauros, quando os criou e que propósito criou, e por que até a ciência provar sua existência a religião não se manifestara nesse respeito? Quem criou o mau? Se Deus é criador de tudo então Ele criou o mau? Se Ele não criou o mau, então existe outro deus que criou o mau? Antes do mau existir Deus já conhecia o mau? Então Ele projetara o mau? Uma das provas mais firmes de que a religião é uma criação humana é ao se acompanhar as tribos mais afastadas da civilização, onde nas tribos se desenvolve os mesmos passos de dominação pela religião e misticismo. Ele criam seus deuses, seus dogmas, suas crenças e estórias, toda uma repetição de tudo em qualquer cultura como naturalmente a mente humana faz.


Não existe hoje da minha parte qualquer preconceito ou insulto a figura divina ou as pessoas que freqüentam cultos e são fieis participantes. Não as enxergo de forma menor, mas apenas as vejo como um estágio. Há pessoas que querem ir mais longe independente se este longe signifique mudar toda sua concepção de vida, valores, etc.. Outras preferem ir até um certo ponto e permanecer crendo em alguma coisa, até para não perder a esperança de uma vida além daqui, já que nossa vida é muito rápida e trabalhosa.


Mas de uma coisa posso lhe afirmar: não aceite tudo de garganta abaixo sem questionar! Pergunte-se sobre os reais propósitos, se existe dinheiro envolvido, se existe interesses pessoais, se aquela pessoa não está apenas repetindo o que já recebeu de outro sem questionar, e assim por diante. Se nossa sociedade tivesse um espírito mais questionador não teríamos tantas diferenças e injustiças. A luta social é a única coisa certa hoje para mim, o homem sempre esteve pretendendo dominar seus pares, desde a formação das tribos e das comunidades. Isso é o egoísmo, o homem é assim – egoísta por natureza! É como se ele fosse o senso de sobrevivência que não permitiu sua extinção e que hoje trabalha, na sociedade moderna, como um gerador de conflitos.


Não me considero ateu, não me considero cristão, não me considero religioso, só sei que não existe respostas. Hoje estou mais para agnóstico, mas como falei no inicio: a mutabilidade é a única certeza que nós temos.

4 comentários:

  1. Prezado Gabriel
    DEUS(es) NÃO EXISTE e o Papa confirma!

    O papa Bento XVI ao antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polônia em sua visita naquela que foi a mais temida sucursal do inferno nazista declarou:

    "Por que, Deus, o senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava Deus naqueles dias? Como pôde ele permitir esse masacre sem fim, esse triunfo do mal?"

    OU SEJA, SE HÁ O MAL é porque necessariamente há o BEM. É esse o pnto que embasa uma frase célebre de Santo Tomás de Aquino:
    "Se o Mal existe, Deus existe".
    Raciocínio brilhante, sem dúvida, porém incapaz de dar conta da monstruosidade como Auschwitz, em q homens , mulheres e crianças foram destituídos de sua humanidade e dizimados com métodos industriais.
    SE ESSE MAL EXISTIU, É PORQUE (TALVEZ) DEUS NÃO EXISTA.
    Resta a questão:
    ao perguntar-se onde estava Deus naquele momento, teria o papa Bento XVI vacilado em sua fé?
    Postado por Oiced Mocam

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,
    Recebi o link de seu blog intrigado por saber como conseguistes meu e-mail. Mas valeu a pena conferir.
    Concordo com você. Os mesmos questionamentos sempre surgiram a mim. Nunca aceitei o fato de um livro (Bíblia) reger sobre a minha vida, meu pensamentos, meus atos... Sempre acreditei que a Bíblia não passa de um livro de história, com fatos verídicos, mas com os fatos configurados de acordo com o objetivo da igreja. Este foi o modo que surgiu para manipular a população. Assim como aqueles bonequinhos que a igreja chama de Santo. E as pessoas idolatram aquele objeto, como se tivesse o poder de modificar algo que desejam.
    No fundo ainda tenho dúvidas, não sei mais no que crer, se há ou não Deus, mas uma coisa é certa: religião nenhuma mais consegue me manipular, seja como for.
    Quer saber no que eu realmente acredito e prego? O Bem. Esse sim existe, ele está aí, independente de religião, Deuses, santos, terços, vestimentas, prédios... Está dentro de nós e só cabe a gente colocá-lo em prática. Sabe, se Deus existe, creio que a única coisa que ele deseja é que pratiquemos o Bem.
    Então, independente de ser agnóstico ou ateu, pratique o Bem meu camarada. E seja feliz, porque religião nenhuma tem esse poder além de você mesmo.
    Outra coisa, a fé move o mundo. No fundo todo mundo precisa da fé. Mas podemos ter fé não somente em Deus ou religião. Vamos passar a ter fé em nosso trabalho, em nossa família, em nosso caráter... Ter fé em algo, sempre.
    Abraço.
    Raniere (raniere.tst@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. eu sou catolica,ja fui evangelica por um tempo e voltei a ser catolica e acredito q Deus existe mais nem por isso deixei de mim questonar sobre sua existencia e muitas das perguntas q mim fiz foi a q vc fez mais por um motivo superior eu acabei crendo ainda mais nele.sempre vou as missas quando sou chamada a ir a cultos vou mais nem por isso mim submeto a todas as regras da igreja e muito menos aceito tudo o q falam sem questionar,sempre q tenho a oportunidade faço perguntas sobre todas as regras impostas pela igreja pois tanto a igreja catolica como a evangelica tem muitas regras a se questionar.eu acredito q todos tem seus motivos para crer ou não em Deus e respeito a opinião de todos mais na minha opinião só se submete a tudo de cabeça baixa sem questionar quem quer pois eu creio em Deus e não mim submeto a tudo q a igreja manda.mais em fim ñ sei se um dia posso mudar de opinião mais no momento é o q acredito q seja verdade.

    ResponderExcluir
  4. Eu creio em DEUS e fico sem palavras ao ler esse texto. Questionar é normal e talvez até preciso, mas, sabemos que DEUS e só ELE tem as respostas que precisamos, o que realmente é melhor para nós. Se seguimos ou não todas os mandamentos aí depende de nós... mas, que são certos e coerentes isso são.

    ResponderExcluir