terça-feira, 16 de novembro de 2010

Petrobras assina contrato para construção de plataformas do pré-sal

A Petrobras e seus parceiros (BG, Galp Energia e Repsol), por meio de suas afiliadas Tupi-BV e Guará-BV, assinaram hoje, dia 11, com a empresa brasileira Engevix Engenharia S.A., dois contratos no valor total de US$ 3,46 bilhões para construção de oito cascos das plataformas destinadas à primeira fase de desenvolvimento da produção do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos.

A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Edise, no Rio de Janeiro, contou com a presença do gerente executivo do E&P-PRESAL, José Formigli; do gerente executivo da Engenharia, Pedro Barusco; do vice-presidente da Engevix, Daniel Peres; do presidente da BG Brasil, Nelson Silva; do diretor geral de Exploração da Petrogal Brasil, Carlos Alberto Alves; do diretor presidente da Repsol, Graciano Mateos; além de outros executivos da Petrobras e das empresas parceiras.

Na ocasião, Formigli agradeceu a todos que participaram das negociações para que fosse possível firmar esse acordo. "Há um ano, dizíamos que seria muito difícil chegar aqui, mas chegamos", comemorou. E lembrou que a construção dos cascos é apenas a primeira etapa do processo de desenvolvimento da produção do pré-sal da Bacia de Santos, já que outras negociações desses projetos prosseguirão ao longo dos próximos meses.

Para Daniel Peres, o momento é de muita responsabilidade para a Engevix: "Agradecemos a confiança depositada na Engevix e prometemos honrar esse compromisso".

Os representantes da BG, da Galp Energia e da Repsol também agradeceram às equipes da Petrobras envolvidas no processo de assinatura dos contratos.

O projeto

Essas unidades, batizadas de "replicantes", integram a nova geração de unidades de produção concebidas segundo parâmetros de simplificação de projetos e padronização de equipamentos. A produção em série de cascos idênticos permitirá maior rapidez no processo de construção, ganho de escala e a consequente otimização de custos.

Do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere óleo e gás), cada plataforma terá capacidade para processar, diariamente, até 150 mil barris de óleo e 6 milhões de m3 de gás. A previsão é que todas as unidades entrem em operação até 2017. Quando estiverem a plena carga, elas acrescentarão cerca de 900 mil barris de óleo por dia à produção nacional. Serão estratégicas, portanto, para que a companhia alcance as metas de produção previstas para o Polo Pré-Sal da Bacia de Santos em seu Plano de Negócios.

Das oito unidades, seis serão administradas pelo consórcio do Bloco BM-S-11, onde estão localizadas as áreas de Tupi e Iracema. As outras duas serão gerenciadas pelo consórcio do Bloco BM-S-9, onde estão localizadas as jazidas de Guará e Carioca. O consórcio do Bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Galp Energia (10%). Já o consórcio do Bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e Repsol Brasil S.A. (25%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário