quarta-feira, 21 de julho de 2010

Kátia Abreu

Assistindo a uma audiência pública da comissão de constituição e justiça do senado federal, ainda hoje 21/07/2010, pude ser testemunha indireta de uma declaração da senadora pelo estado do Tocantins, Kátia Abreu, sobre a "criminalização dos atos do MST" quanto as invasões de propriedades rurais pelo referido movimento.
Segunda a eminente senadora, o MST é um movimento que descumpre a constituição federal quando invade uma propriedade privada com intuito de praticar a reforma agrária - diga-se de passagem propriedades rurais que não tem atividades que justifiquem o uso da terra. Ela se emocionou ao falar no assunto, referindo-se que "o povo brasileiro" espera uma resposta do governo quanto ao cumprimento da lei e o encaminhamento a justiça "desses delituosos". Quem não tem noção da barbarie que a então ilustre senadora estava falando deve ter ficado emocionado e contrito na causa da mesma.

Que absurdo, é esse Brasil! O povo ouvir de uma senadora eleita pelo voto popular uma defesa aberta da elite rural latifundiária de interesses mesquinhos e individualistas e não se indignar e se colocar contra tal posição!

Fiquei "horrorizado" com tais declarações e não poderia deixar de me manifestar publicamente com tal posição. Foi a defesa do interesse burguês, latifundiário, elitista, individualista, mesquinho, profano, pérfido, cálido, e egoísta maior que já ouvi na TV Senado. Como pode uma pessoa se levantar publicamente e defender a propriedade privada acima do direito a vida, a igualdade, a dignidade, a educação, a saúde, aos direitos dos cidadãos que são usurpados e que encontraram no movimento social sem-terra um meio de luta por estes?

Como pode o eleitor não ver o absurdo que é eleger tal representante? Como pode o nosso estado (RN) ter a décadas os mesmos representantes na câmara federal e no senado federal, essa tropa de políticos profissionais que agem em benefício próprio e da classe elitista que os financia?

Que desgraça de democracia é essa aonde não existe uma chance de um representante fidedígno do povo possa se colocar num pleito eleitoral e que tenha chances iguais de concorrência e de exposição de suas idéias e ideologias?

Peço aos senhores e senhoras, abram os olhos dos demais que vos cercam e falem sobre política. Sejam um estandarte de uma real democracia partidária igualitária e votem, mesmo que isso seja infimo, conciente em candidatos comprometidos na sua história com o movimento social e com a classe trabalhadora - pois falar que são todos falam.

Obrigado.

Gabriel Beserra do Nascimento

Um comentário:

  1. Gostei muito de suas palavras. Realmente existem políticos que estão mais para atores do que para representantes do povo. Acreditar que é possível mudar esse quadro da atual democracia, apesar de toda a estrutura montada, é a maior necessidade desta sociedade que sofre com os mandos e desmandos deste nosso atual grupo de políticos.

    ResponderExcluir