segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osma BIN LADEN Morreu!

Por Patricia Zengerle e Alister Bull


WASHINGTON (Reuters) - As forças dos Estados Unidos finalmente encontraram o líder da al Qaeda, Osama bin Laden, não em uma caverna nas montanhas do Afeganistão, mas com sua mulher mais nova em um complexo de um milhão de dólares em um resort de verão perto da capital do Paquistão, segundo autoridades norte-americanas.

Uma equipe dos Estados Unidos conduziu um ataque com helicóptero sobre a instalação na tarde de domingo, disseram as autoridades. Depois de 40 minutos de combate, bin Laden e um filho adulto, uma mulher não identificada e dois homens foram mortos.

As forças norte-americanas chegaram ao prédio, ao estilo de fortaleza, após mais de quatro anos rastreando um dos mensageiros de maior confiança de bin Laden, que as autoridades dos Estados Unidos disseram ter sido identificado por homens capturados após os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

"Os prisioneiros também identificaram o homem como um dos poucos mensageiros de confiança de bin Laden. Eles indicaram que ele poderia estar morando com ou estar protegido por bin Laden", disse uma autoridade do governo a jornalistas.

Bin Laden foi encontrado, mais de nove anos e meio após os ataques de 2011, depois de autoridades descobrirem, em agosto de 2010, que o mensageiro vivia com seu irmão e suas famílias em um prédio de alta segurança. Ele e o irmão estavam entre os mortos da operação de domingo.

"Quando vimos as instalações onde os irmãos viviam, ficamos chocados pelo que vimos: um compostos extraordinariamente único", disse uma autoridade.

"O resultado de nossa análise é que tínhamos confiança de que o composto mantinha um alvo terrorista de alto escalão. Os especialistas que trabalharam na questão por anos avaliaram que havia uma grande probabilidade de que o terrorista que estava escondido era Osama bin Laden", afirmou outra autoridade.

O local é em Abbottabad, cidade a cerca de 60 quilômetros de Islamabad. O local é bem diferente da noção geral que se tinha de bin Laden, de que ele estaria em alguma caverna na pouco acessível fronteira entre Paquistão e Afeganistão, uma imagem bastante evocada pelas autoridades durante o governo de George W. Bush.

O prédio tem cerca de oito vezes o tamanho das construções vizinhas, e ficava em um local relativamente ermo quando foi construído, em 2005. Desde então, outras casas foram construídas nas proximidades.

A segurança inclui muros de 3,6 e 5,5 metros de altura protegidos com arame farpado, além de paredes internas que dividem as partes do composto. Dois portões restringem o acesso, e os moradores queimavam o lixo ao invés de deixarem na rua para coleta, disseram as autoridades.

O prédio tem poucas janelas e um terraço com uma parede de 2,1 metros para privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário