O filósofo, cientista social, historiador e revolucionário Karl Marx, é sem dúvida o mais influente pensador socialista a surgir no século 19. Embora ele tenha sido amplamente ignorado pelos estudiosos em sua própria vida, suas idéias sociais, econômicas e políticas ganhou rápida aceitação do movimento socialista após sua morte em 1883. Até muito recentemente quase metade da população do mundo vivia sob regimes que se dizem marxistas. Esse sucesso, no entanto, fez com que as idéias originais de Marx têm sido frequentemente modificados e seus significados adaptado a uma grande variedade de circunstâncias políticas. Além disso, o fato de que Marx atrasaram a publicação de muitos de seus escritos fez com que se foi só recentemente que os acadêmicos tiveram a oportunidade de apreciar a estatura intelectual de Marx.
Karl Heinrich Marx nasceu em uma casa confortável de classe média, em Trier, às margens do rio Mosela, na Alemanha, em 05 de maio de 1818. Ele veio de uma longa linhagem de rabinos em ambos os lados de sua família e seu pai, um homem que conhecia Voltaire e Lessing de cor, tinha acordado ao batismo como um protestante de modo que ele não perderia seu emprego como um dos advogados mais respeitados em Trier. Na idade de dezessete anos, Marx ingressou na então Faculdade de Direito da Universidade de Bonn. Em Bona, ficou noivo de Jenny von Westphalen, filha do barão von Westphalen, um membro proeminente da sociedade de Trier, eo homem responsável por Marx interessante na literatura romântica e política saint-simoniana. No ano seguinte, o pai de Marx mandou-o para a Universidade mais grave de Berlim, onde permaneceu quatro anos, altura em que abandonou o seu romantismo para o hegelianismo, que governou em Berlim na época.
Marx tornou-se membro do movimento jovem hegeliano. Este grupo, que incluía os teólogos Bruno Bauer e David Friedrich Strauss, uma crítica radical do cristianismo e, implicitamente, a oposição liberal à autocracia prussiana. Encontrando uma carreira universitária fechado pelo governo prussiano, Marx mudou-se para o jornalismo e, em outubro de 1842, tornou-se editor, em Colónia, da influente Rheinische Zeitung, um jornal liberal apoiado por industriais. Nos artigos de Marx, particularmente sobre questões econômicas, obrigou o governo prussiano a fechar o jornal. Marx, em seguida, emigrou para a França.
Chegando em Paris, no final de 1843, Marx rapidamente fez contato com grupos organizados de trabalhadores alemães emigrados e com várias seitas de socialistas franceses. Ele também editou o curta Deutsch-Französische Jahrbücher que se destinava a ponte socialismo francês e os hegelianos radicais alemães. Durante seus primeiros meses em Paris, Marx tornou-se comunista e estabelecer seus pontos de vista em uma série de escritos conhecidos como Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), que permaneceu inédito até 1930. Nos Manuscritos, Marx esboçou uma concepção humanista do comunismo, influenciada pela filosofia de Ludwig Feuerbach e baseada num contraste entre a natureza alienada do trabalho no capitalismo e uma sociedade comunista na qual os seres humanos desenvolveram livremente sua natureza em produção cooperativa. Foi também em Paris que Marx desenvolveu a sua parceria ao longo da vida com Friedrich Engels (1820-1895).
Marx foi expulso de Paris, no final de 1844 e com Engels, mudou-se para Bruxelas, onde permaneceu durante os próximos três anos, visitando a Inglaterra onde a família de Engels tinha interesses na fiação de algodão em Manchester. Em Bruxelas Marx se dedicou a um estudo intensivo da história e elaborou o que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história. Isso que ele desenvolveu em um manuscrito (publicado postumamente como A Ideologia Alemã), de que a tese básica é que "a natureza dos indivíduos depende das condições materiais da sua produção." Marx traçou a história dos diferentes modos de produção e previu que o colapso do atual - o capitalismo industrial - e sua substituição pelo comunismo.
Ao mesmo tempo, Marx foi compondo A Ideologia Alemã, ele também escreveu uma polêmica (A Miséria da Filosofia), contra o socialismo idealista da PJ Proudhon (1809-1865). Ele também se juntou à Liga dos Comunistas. Esta foi uma organização de trabalhadores alemães emigrados com o seu centro de Londres de que Marx e Engels tornou-se a teóricos importantes. Em uma conferência da Liga em Londres no final de 1847, Marx e Engels foram encarregados de escrever uma declaração sucinta de sua posição. Mal foi publicado o Manifesto Comunista de 1848 a onda de revoluções eclodiram na Europa.
No início de 1848, Marx voltou a Paris, quando uma primeira revolução estourou e à Alemanha, onde fundou, de novo em Colônia, a Neue Rheinische Zeitung. O papel suportado uma linha democrática radical contra a autocracia prussiana, e Marx dedicou suas energias ao seu principal editorial desde a Liga Comunista havia sido praticamente dissolvida. papel de Marx foi suprimido e ele procurou refúgio em Londres em Maio de 1849 para começar a "longa noite insone de exílio" que deveria durar para o resto de sua vida.
Estabelecendo-se em Londres, Marx estava otimista sobre a iminência de um novo surto revolucionário na Europa. Ele voltou à Liga dos Comunistas e escreveu dois panfletos longa sobre a revolução de 1848 na França e suas conseqüências, As Lutas de Classes na França e O 18 Brumário de Louis Bonaparte. Ele logo foi convencido de que "uma nova revolução só é possível em consequência de uma nova crise" e depois se dedicou ao estudo da economia política, a fim de determinar as causas e condições dessa crise.
Durante a primeira metade da década de 1850 a família Marx viveu na pobreza em um quarto de três apartamento no bairro de Soho, em Londres. Marx e Jenny já tinha quatro filhos e mais dois foram a seguir. Destes, apenas três sobreviveram. principal fonte de renda de Marx nessa época era Engels, que estava tentando uma renda cada vez maior dos negócios da família, em Manchester. Este foi complementado por artigos semanais escritos como correspondente estrangeiro para o New York Daily Tribune.
Grande obra de Marx sobre economia política feito progressos lentos. Por volta de 1857 ele havia produzido um manuscrito de 800 páginas gigantescas do capital, propriedade fundiária, trabalho assalariado, o Estado, o comércio exterior eo mercado mundial. Os Grundrisse (ou contornos) não foi publicado até 1941. No início de 1860 ele quebrou o seu trabalho para compor três grandes volumes, Teorias da Mais-Valia, que discutiu os teóricos da economia política, particularmente Adam Smith e David Ricardo. Não foi até 1867 que Marx foi capaz de publicar os primeiros resultados de seu trabalho no volume 1 de O Capital, um trabalho que analisou o processo de produção capitalista. Na Capital, Marx elaborou sua versão da teoria do valor trabalho e seu conceito de mais-valia e da exploração que acabaria por levar a uma queda da taxa de lucro no colapso do capitalismo industrial. Volumes II e III foram concluídos na década de 1860, mas Marx trabalhava nos manuscritos para o resto de sua vida e que foram publicados postumamente por Engels.
Uma razão pela qual Marx era tão lento para publicar Capital era que ele estava dedicando seu tempo e energia para a Primeira Internacional, para cujo Conselho Geral foi eleito em seu início, em 1864. Ele foi particularmente activo na preparação para os congressos anuais da Internacional e liderando a luta contra a ala anarquista liderada por Mikhail Bakunin (1814-1876). Embora Marx ganhou este concurso, a transferência da sede do Conselho Geral de Londres a Nova York em 1872, que Marx apoiou, levou ao declínio da Internacional. O evento político mais importante durante a existência da Internacional foi a Comuna de Paris de 1871, quando os cidadãos de Paris se rebelaram contra seu governo e realizado na cidade por dois meses. Sobre a sangrenta repressão dessa revolta, Marx escreveu um dos seus folhetos mais famosos, A Guerra Civil em França, uma defesa entusiasmada da Comuna.
Durante a última década de sua vida, a saúde de Marx recusou e ele era incapaz de esforço sustentado que tanto caracterizam seus trabalhos anteriores. Ele conseguiu a comentar, substancialmente, a política contemporânea, particularmente na Alemanha e na Rússia. Na Alemanha, ele se opôs em sua Crítica ao Programa de Gotha, a tendência de seus seguidores Wilhelm Liebknecht (1826-1900) e August Bebel (1840-1913) para o compromisso com o socialismo de Estado de Lasalle, no interesse de um partido Socialista Unido. Em sua correspondência com Vera Zasulich Marx contemplou a possibilidade de Rússia ignorando o estágio de desenvolvimento capitalista eo comunismo com base na base da propriedade comum da terra característica do mir vila.
A saúde de Marx não melhorou. Ele viajou para spas europeus e até mesmo para a Argélia em busca de recuperação. As mortes de sua filha mais velha e sua esposa nublado últimos anos de sua vida. Marx morreu 14 de marco de 1883 e foi enterrado no cemitério de Highgate, no norte de Londres. Seu colaborador e amigo próximo Friedrich Engels fez uma homenagem a seguir, três dias depois:
No dia 14 de março, em 2:45 da tarde, o maior pensador parou de pensar. Ele foi deixado sozinho por escassos dois minutos, e quando voltamos encontramos ele em sua poltrona, pacificamente ido dormir - mas para sempre.
Uma perda imensurável tem sido sustentada tanto pelo proletariado militante da Europa e América, e que a ciência histórica, com a morte deste homem. A lacuna que foi deixada pela partida deste poderoso espírito irá em breve fazer-se sentir.
Assim como Darwin descobriu a lei de desenvolvimento ou de natureza orgânica, assim Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana: o simples fato de, até então escondida por um crescimento excessivo de ideologia, que a humanidade deve antes de tudo beber, comer, moradia e vestuário, antes que ele possa fazer política, ciência, arte, religião, etc, que, portanto, a produção dos meios materiais imediatos e, conseqüentemente, o grau de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma dada época, forma a base sobre a qual o Estado instituições, as concepções jurídicas, a arte, e mesmo as idéias sobre religião, das pessoas em causa têm evoluído, e à luz do que devem, portanto, ser explicada, em vez de vice-versa, como até então tinha sido o caso.
Mas isso não é tudo. Marx descobriu também a lei específica que governa o modo atual de produção capitalista ea sociedade burguesa que este modo de produção criou. A descoberta da mais-valia de repente, jogou luz sobre o problema, tentando resolver qual todas as investigações anteriores, tanto dos economistas burgueses quanto dos críticos socialistas, haviam sido tateando no escuro.
Duas descobertas tais deviam ser suficientes para uma vida. Feliz o homem a quem é concedida a fazer mesmo uma tal descoberta. Mas em cada área isolada que Marx investigou - e ele investigou muitas áreas, nunca superficialmente - em cada área, inclusive na matemática, ele fez descobertas singulares.
Tal era o homem da ciência. Mas isso não era nem metade do homem. A ciência era para Marx um impulso histórico, uma força revolucionária. No entanto grande a alegria com que ele recebeu uma nova descoberta em alguma ciência teórica, cuja aplicação prática talvez tenha sido ainda completamente impossível de prever, ele experimentou completamente outro tipo de alegria quando a descoberta envolvidos imediatamente uma mudança na indústria e no desenvolvimento histórico no em geral. Por exemplo, ele acompanhou de perto o desenvolvimento das descobertas feitas no campo da eletricidade e, recentemente, aquelas de Marc Deprez.
Para Marx era antes de tudo um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de uma forma ou de outra, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições do Estado que tinha trazido à existência, a contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a fazer consciente de sua própria posição e suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. Lutar era seu elemento. E ele lutou com uma paixão, uma tenacidade e um sucesso como poucos puderam rivalizar. Seu trabalho no primeiro Rheinische Zeitung (1842), o Vorwärts Paris (1844), o Deutsche Zeitung Brusseler (1847), o Neue Rheinische Zeitung (1848-1849), o New York Tribune (1852-1861), e, além disso para estes, uma série de panfletos de luta, trabalho em organização de Paris, Bruxelas e Londres e, finalmente, coroando tudo, a formação da grande Associação Internacional dos Trabalhadores - esta era de fato uma conquista da qual seu fundador, poderia muito bem ter ficado orgulhoso mesmo se ele tivesse feito mais nada.
E, conseqüentemente, Marx foi o mais odiado e mais caluniado homem de seu tempo. Governos, tanto absolutistas e republicanos, deportaram de seus territórios. Burgueses, conservadores ou ultra-democratas, competiam uns com os outros em caluniar-lhe. Tudo isso ele deixou de lado como se fosse uma teia de aranha, ignorava, só respondia quando era máxima a necessidade dele. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de companheiros trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, em todas as partes da Europa e América - e eu me atrevo a dizer que, embora ele possa ter tido muitos adversários, ele mal tinha um inimigo pessoal.
Seu nome perdurará através dos tempos, e assim será também o seu trabalho.
A contribuição de Marx para nossa compreensão da sociedade tem sido enorme. Seu pensamento não é o sistema abrangente desenvolvido por alguns de seus seguidores sob o nome de materialismo dialético. A própria natureza dialética da sua abordagem significava que era geralmente provisória e por tempo indeterminado. Houve também a tensão entre o Marx ativista político eo Marx, a estudante de economia política. Muitas de suas expectativas sobre o curso futuro do movimento revolucionário que, até agora, não se concretizou. No entanto, sua ênfase no fator econômico na sociedade e sua análise da estrutura de classes em conflito de classes tiveram um enorme influência sobre a história, sociologia e estudo da cultura humana.
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